EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

11 agosto, 2016

Etrigan, o demônio de Jack Kirby. Ou... em quadrinhos, tudo é reciclagem!


Etrigan, o demônio anti-herói da DC que vive em simbiose com Jason Blood, foi criado em 1972 por Jack Kirby. 




Ele é filho do demônio Belial e meio-irmão de Merlin,  responsável pela sua invocação original, bem como de sua vinculação ao humano Jason Blood.




Sua invocação ocorre a partir de um poema:
"Transforma-te, homem, transforma-te! Abandone as impurezas da carne, Pois no peito de fogo o coração arde! Abandone a forma humana, vilã! Erga-se o demônio Etrigan!"
Original: 
"Change! Change, oh form of man! Release the might from fleshy mire! Boil the blood in heart of fire! Gone! Gone! -- the form of man -- Rise, the Demon Etrigan!!"


Ocorre que Kirby nunca foi muito interessado no gênero terror. O fez por uma demanda da DC. Isso talvez explique um pouco o que vem a seguir. A imagem de Etrigan é basicamente idêntica a um disfarce utilizado pelo Príncipe Valente, de Hal Foster, em 1937. Veja as belíssimas imagens de Hal Foster para essa história:
Na trama de Foster, o Príncipe Valente precisava de um disfarce assustador. Então, ele mata um ganso, depena e usa sua pele e outras partes do corpo da ave para compor a máscara de demônio. Note que as orelhas são as patas do ganso e que a máscara é exatamente a aparência do moderno Etrigan. 



Mesmo o traje, com capa, é basicamente o que Etrigan usa.




Mas Kirby nunca escondeu esse fato. Na verdade, Etrigan é uma grande homenagem do mestre Kirby ao mestre Foster. 


E a história acabaria aqui se não fosse um detalhe: Foster também não foi original na composição de seu "demônio". Ele pode ter se inspirado num filme sueco de 1922, Haxän, de Benjamin Christensen. Basicamente, um documentário sobre bruxas. O filme mostra o diabo, mas também a avó do diabo. essa personagem é que possui as feições do disfarce de Valente e, por tabela, de Etrigan.




Essa teoria é controversa, pois não maiores evidências que não a própria aparência da personagem. Contudo, é uma semelhança incrível e não seria estranho que Foster pudesse ter assistido o filme (lançado nos EUA em 1929) e lembrado daquela imagem na hora de compor o disfarce do Príncipe Valente em 1937. Veja uma comparação dos três personagens:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!