Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitoria ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas... (Provérbio Japonês)

EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

[imagens] Criatividade no pet-shop[imagens] Criatividade no pet-shop

14 outubro, 2014

Doraemon, o subversivo

doraemon
Doraemon, um rechonchudo gato robótico azul, personagem de um mangá japonês de mais de 45 anos, virou alvo de críticas de jornais da China. Ele foi acusado de tentar "corromper a juventude" por difundir a cultura do Japão entre seus fãs chineses.

Segundo a Folha de S. Paulo, a polêmica começou quando uma exposição estrelando o personagem foi inaugurada na cidade de Chengdu, no sul da China, em 16 de agosto - um dia depois do 69º aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial. Jornais como o Global Times e o Diário de Chengdu afirmaram que o personagem quer "subverter" a opinião do povo chinês sobre o país "rival".

"Doraemon faz parte dos esforços do Japão para exportar seus valores nacionais e realizar sua estratégia cultural, e esse é um fato indiscutível", escreveu o Diário em editorial. "Com isso em mente, precisamos ser menos cegos e ficar frios quando beijamos as bochechas do gato azul gordinho", continuou.

Já Wang Dehua, colunista do Global Times, disse que o personagem representa o "suave poder" do Japão. "Jamais podemos deixar que um gatinho robótico controle nossas mentes", escreveu. Outra publicação afirmou em editorial que Doraemon representa uma forma de "intervenção cultural" que quer "enfraquecer a postura firme do povo chinês em questões históricas".

O mangá já vendeu mais de 100 milhões de cópias — um dos mais vendidos do mundo — enquanto a série de TV ("anime") já foi exibida em mais de 30 países. Em 2008, Doraemon foi nomeado embaixador do governo japonês, numa cerimônia oficial realizada em Tóquio que contou com a presença de Masahiko Komura, Ministro de Relações Exteriores do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...