EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

13 novembro, 2016

[OPINIÃO] Plop! (gibi #1228)


Plop! foi uma revista humorística da DC, na década de 1970. Embora muitos a tachem de cópia da MAD, era muito mais que isso. E uma das grandes estrelas da revista era Sergio Aragonés, o mesmo das marginais da MAD.

Essa edição sobre a qual falo hoje foi publicada pela Opera Graphica em 2002 e traz material do Aragonés. Apesar disso, não são apenas gags. Há histórias de uma página sim, ao melhor estilo MAD, mas também há histórias que mais parecem pequenos episódios de Além da Imaginação, dado o desfecho delas. Não fosse o traço cartunesco deste mexicano, nascido espanhol (ou seria espanhol criado no México?), algumas histórias seriam perfeitamente publicáveis no selo Vertigo. Outras são nitidamente humorísticas, mas com uma pegada que faz pensar pelo inusitado.


Olha o Aragonés lá no meio da turma!

Este livro, com cerca de 100 páginas, começa explicando o que é plop. E ninguém melhor que Caim, Abel e Eva para responder.


Além disso, as histórias maiores, de três ou quatro páginas, são apresentadas por ninguém menos que Caim e Abel. Para quem não conhece, são os anfitriões da Casa dos Mistérios e da Casa dos Segredos, duas publicações de terror da DC das décadas de 1960 e 1970.
Para que tenham um gostinho, vou citar os títulos de algumas histórias:
  • O oleoduto de 1200 quilômetros projetado para ligar poços de Northslope ao Alasca... e o incidente de Porto Valdez;
  • O elefante deprimido;
  • Nem um cachorro merecia;
  • A noite do rosnado babado;
  • Ei, magricela!
Além disso, há uma matéria bastante boa sobre a vida de Aragonés ao início, publicada originalmente em DC Superstar #13 (1977).

Os problemas que vejo são apenas terem optado pro preto e branco, quando as histórias originais eram coloridas, e não indicar ano e revista em que cada HQ foi publicada.

Nota pelo conteúdo: 10,0
Nota pela edição: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!