EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

03 novembro, 2016

A Era de Ouro (1993)

Trata-se de uma minissérie em quatro edições escrita por James Robinson e desenhada por Paul Smith. Foi publicada aqui em 1998 (uma breve resenha pode ser lida aqui, feita pelo +Hilton Dias Pimentel ).
Convenciona-se que a era de Ouro dos quadrinhos de heróis ocorreu entre 1938 e 1956. Na era de Prata (1956-1970), muitos heróis e grupos foram simplesmente remodelados ou esquecidos. Mas este foi um processo real, sem alguém superior coordenando essa passagem de bastão. Afinal, as denominações era de Ouro, de Prata e de Bronze são posteriores, numa tentativa de particularizar períodos para estudá-los como conjuntos de características semelhantes. 
Uma coisa que pode parecer estranha aos leitores de hoje é porque a Segunda Guerra Mundial, embora retratada nos quadrinhos, não teria sido liquidada, nas HQs, pelos heróis. Outra coisa, é como os heróis da era de Ouro teriam sido, como dito, esquecidos ou simplesmente remodelados. 
Agora, imagine que alguém tentasse explicar porque os heróis não venceram a guerra e, principalmente, como foi essa passagem de bastão da era de Ouro para a era de Prata. Isso foi o que James Robinson e Paul Smith tentaram. É claro que devemos considerar essa minissérie um elseworld, pois Superman, Batman e Mulher-Maravilha não existem nessa realidade contada por Robinson e Smith. 
Feitas essas apresentações, clique nas capas para baixar as revistas e aproveite a leitura. Devo antecipar que há fatos surpreendentes ao final. Não se trata apenas de uma homenagem, mas de uma aventura do final da Era de Ouro.


CBR | ~7,8 Mb (cada) | 4Shared

Clique nas capas para baixar!

Vi lá na Toca do Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!