EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

28 setembro, 2016

Você sabe porque o Capitão Marvel (Fawcett/DC) tem cabelo ondulado?

O Capitão Marvel foi criado em 1939, mas sua primeira aparição em fev/1940, na Whizz Comics #2. Os responsáveis foram o roteirista Bill Parker (o homem sem registros fotográficos na internet), 1889-1963,  e o desenhista C. C. Beck, 1910-1989.
C. C. Beck, em 1982 (esse tem foto)
 Interessante saber que Bill Parker, originalmente, tinha em mente a criação de uma equipe de seis heróis com poderes derivados de uma figura mitológica. O diretor-executivo da Fawcett Comics sugeriu o contrário: os poderes de seis figuras mitológicas reunidos num único herói. E, assim, nasceu o Capitão Trovão, rapidamente renomeado para Capitão Marvel.
Primeira aparição do Capitão Marvel, fev/1940
E o cabelo? Bom, Beck estava trabalhando em uma revista sobre estrelas de cinema quando foi convocado a projetar os heróis da Fawcett. Diante disso, optou por copiar modelos reais, atores famosos, para dar rosto aos heróis. No caso do Capitão Marvel, ele utilizou Fred MacMurray, um popular ator de comédias, de cabelos negros e ondulados.
Fred MacMurray, com cabelo preto ondulado, rosto bem marcado e covinha no queixo.

Nas palavras de Jim Steranko: 
"Com o trabalho sobre cinema fresco na mente, ele [Beck] começou a traduzir as ideias de Bill Parker em desenhos. Ele escolheu a estrela de cinema Fred MacMurray como o modelo do Capitão Trovão, dando-lhe o mesmo cabelo preto, ondulado; estrutura óssea, e covinha no queixo"[¹].
Criatura e criador, num autorrettrato de Beck. Notem a semelhança com Fred MacMurray
E nas palavras do próprio C. C. Beck:
"O próprio Capitão Marvel foi baseado no ator Fred MacMurray, que era conhecido como o homem mais bonito que já havia baixado à Terra."[²]
Em 2000, Alex Ross consolidou essa inspiração inicial ao adotar o rosto de MacMurray no belíssimo Shazam! O poder da esperança.



[¹] Tradução livre.
[²] C. C. Beck, "The Human Qualities of the Captain Marvel Characters"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!