EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

16 agosto, 2016

Tio Patinhas e... os caçadores da arca perdida???

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981) é um dos maiores sucessos da dupla Steven Spielberg e George Lucas. O que muitos não sabem é que uma das sequências mais antológicas do cinema, da retirada do ídolo da caverna seguida da pedra que rola para matar Indiana, foram inspiradas em duas HQs do Tio patinhas, escritas e desenhadas pelo mestre Carl Barks.



Acontece que na história As cidades de ouro (The seven cities of Cibola - 1954), também há um ídolo na lendária cidade de Cibola que, se retirado, provocava a queda de toda a cidade em cima dos eventuais intrusos e saqueadores. O ídolo exibe até uma boca aberta com dentes ameaçadores à mostra, como o ídolo do filme.


E a cena do desmoronamento da cidade também envolve uma enorme rocha esférica. Só que na HQ, são os Metralhas que deslocam o ídolo e não os heróis da história.


Complementando a inspiração, outra história, As minas do rei Toleimon (The prize of Pizarro - 1958), os Patos enfrentam um desafio idêntico e, na mesma história, a armadilha da pedra é repetida, sendo dessa vez ainda mais parecida com a do filme.


Sem contar que o túnel de lanças parece com a armadilha da parede de lanças na entrada da caverna.


Tanto George Lucas quanto Steven Spielberg nunca esconderam que a inspiração da cena veio mesmo das histórias do Barks de quem ambos eram fãs. 

Carl Barks (1901-2000) e uma de suas criações, o Tio Patinhas


Fontes: Novo Clarim
O melhor da Disney: As obras completas de Carl Barks - volume 6. Ed. Abril, pg. 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!