EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

18 fevereiro, 2008

[informação] Blog Carnival

Como todos sabem, a Toca do Calango participa de um evento blogueiro periódico chamado "Carnaval dos Quadrinhos das Quartas". Pois bem, esse tipo de reunião de posts de blogs diferentes em torno de um tema é aquilo que se chama Blog Carnival.
É uma novidade no Brasil e, por isso, merece uma explicação mais detalhada. Até porque vem aí a edição #10 do CQQ e reitero o convite a todos que queiram participar (cliquem aqui para saber como).
Assim, sem mais demora, mais um post do nosso amigo Hiroshi, do Blog do Hiroshi:

O que é um blog carnival?
Este blog participa e é o idealizador de um blog carnival, chamado Carnaval dos Quadrinhos das Quartas, mas talvez o conceito ainda não tenha ficado muito bem estabelecido por aqui.

O primeiro blog carnival chama-se Carnival of Vanities
, tendo sua primeira edição ocorrido em Setembro de 2002. Hoje é hospedado pelo blog Dodgeblogium.

O que define um blog carnival?

  • linkfest
  • proposta bem-definida
  • regularidade
  • Blog Carnival é um tipo específico de linkfest, então precisamo definir um linkfest. Linkfest é um post que contém diversos links para posts de outros blogs. Ao contrário de linkfests normais, um blog carnival tem links que não são escolhidos pelo dono do blog, mas são submetidos pelos autores dos posts.

    Um blog carnival possui um foco, uma proposta bem definida, que variam de blog carnival para blog carnival. Elas podem ser gerais, como o Carnival of Vanities, ou especializada como o The Carnival of Capitalists sobre economia.

    Um blog carnival ocorre de tempos em tempos, seguindo uma periodicidade, que pode ser semanal, mas pode ser de 2 em duas semanas, 3 em 3 semanas, ou 1 vez por mês, 1 vez a cada 3 meses, uma vez por ano. O que interessa é que de tanto em tanto tempo exista um edição do blog carnival.

    Existem também outras características que variam de blog carnival para blog carnival.

    São essas:

  • Rotatividade
  • Arquivo e página própria
  • Alguns blog carnivals têm suas edições sempre no mesmo blog, isso facilita pois com o tempo, os leitores sabem sempre onde encontrar a edição atual do blog carnival. Mas também, isso torna menos interessante aos novos participantes ingressarem ao blog carnival. Existem também, blog carnivals que possuem rotatividade. A cada edição o blog carnival é hospedado em um blog diferente. Essa idéia é mais interessante, pois torna o carnival interessante para todos os blogueiros participantes, mas tem um problema, torna mais difícil ao leitor “adivinhar” onde está o blog carnival.
    Para isso, alguns blog carnivals possuem um site, ou pelo menos uma página em algum site, que serve para indicar onde está a edição atual, além de indicar as próximas, e manter um arquivo para as edições anteriores.

    Resumindo, um blog carnival é um linkfest, com posts indicados pelos próprios autores, com um foco bem-definido e que ocorre com determinada regularidade, podendo ou não ter rotatividade e uma página específica para o blog carnival.

    Quais as vantagens de um blog carnival?

    Pela dinâmica de um blog carnival, ele linka diversos blogs com assuntos relacionados. Sendo assim, se o leitor aparece num blog que contém um post sobre um determinado assunto que lhe interessa, são grandes as chances de se interessar por outro post sobre assuntos similares. Sendo assim, um blog carnival que siga as regras essenciais de um bom blog carnival, mantendo uma periodicidade, possuindo uma página de arquivo, torna-se um grande repositório, aumentando assim a visitação do hospedeiro (em grande escala) e dos participantes (numa escala menor).
    Além disso um blog carnival cria uma comunidade, pois reúne blogueiros que falam sobre a mesma coisa, que têm algo que os une.
    Basicamente, um blog carnival ajuda a divulgar o seu blog, pois expõe seu blog em outros blogs que tratam do mesmo assunto que o seu, atraindo assim, pessoas interessadas nos mesmos assuntos que você.

    Se um blog carnival é tão bom assim, porquê não existem no Brasil?

    No Brasil, existem memes, que consistem de uma espécie de corrente de blogs, onde o blogueiro responde em seu blog ao post de outro blogueiro, além de passar a questão adiante. E também existem linkfests, mas blog carnivals na acepção da palavra ainda são novidades. Porquê?

    o Carnival of Vanities estreou em Setembro de 2002, durante cerca de um ano foi o único blog carnival existente. A grande explosão dos blog carnivals ocorreu apenas em 2005.
    Talvez a explicação seja essa, ainda não existe um blog carnival no Brasil que tenha se espalhado e tornado popular, espalhando a idéia para outros blogs. Nenhum ainda realmente vingou e se tornou modelo, sendo conhecido por todos.

    Blog Carnivals no Brasil

    No Brasil, (que eu saiba) existem 2 blog carnivals e 1/2 (hehe).

    O Carnaval dos Quadrinhos das Quartas e o Ciranda de Textos, além do Roda de Ciência (que não é exatamente um blog carnival, e nem é tratado como um, mas possue muitas características similares a um).

    O Carnaval dos Quadrinhos das Quartas é um blog carnival de quadrinhos, que ocorre todas as quartas-feiras (nome auto-explicativo, não?), toda semana num blog diferente. Está indo para a edição #9 e promete uma grande festa na edição #10, com um tema abrangente e contando com a participação de todos, não apenas dos blogs de quadrinhos. Sinta-se a vontade para participar.

    O Ciranda de Textos, está indo para sua edição #2. O blog carnival trata sobre jornalismo e contou com mais de 10 participantes em sua primeira edição.

    O Roda de Ciência, não é exatamente um blog carnival, como me explicou Lúcia Malla, via e-mail. Compartilha de idéias semelhantes, tem um tema fixo, um tópico a cada edição, vários blogueiros participando, mas não existe um post que hospeda os links, existem pequenas introduções, uma em cada post, contendo o conteúdo de cada participante da Roda.
    Não é um blog carnival ao pé da letra, mas tem grandes inspirações no formato. O Roda da Ciência tem um assunto por mês, e trata de Ciência (como se não fosse óbvio, hehe).

    Aparentemente, os únicos blog carnivals no Brasil são esses. Talvez um nome em português como Ciranda ou Roda, seja o que realmente pegue (ao invés da simples tradução de Carnival para Carnaval). Talvez os blogs carnivals um dia venham a se tornar populares no Brasil. A idéia é interessante, traz benefícios a todos os envolvidos, desde o hospedeiro, passando pelos participantes e chegando aos leitores. Porquê ainda não é moda no Brasil?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Imprima o post!