- Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: ' O Killed ' ( zero mortos). Daí surgiu a expressão 'O.K.' para indicar que tudo está bem.
- Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre ' Pater Putativus ', ( ou seja: 'Pai Suposto' ) abreviando em 'P.P .'. Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os 'José' de 'Pepe'.
- Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo ( os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos ) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia ' Kan Ghu Ru ', e portanto o adaptaram ao inglês, 'kangaroo' (canguru). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: 'Não te entendo '.
- O nome da parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, e o índio respondeu 'Yucatán'. Mas o espanhol não sabia que ele estava informando ' Não sou daqui '.
- Vocês já devem ter percebido a semelhança de roupa e aparência física do nosso TIRADENTES com JESUS CRISTO. Na verdade, ninguém sabe como era o rosto de TIRADENTES. O que ocorreu foi o seguinte: Quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado, todos os familiares e pessoas ligadas a ele foram perseguidas, mortas ou tiveram que sumir. Todos os seus pertences e tudo que lembrava ou dizia respeito a ele foi queimado e destruído. Assim, muitos anos se passaram até que, após a nossa Independência, muitos e muitos anos depois, resolveram prestar uma homenagem ao TIRADENTES. Daí, solicitaram a um famoso pintor(ou escultor) que pintasse ou esculpisse o inconfidente para a grande festa que seria em 21 de abril. Só que nem o artista e nem ninguém tinha a menor idéia de como era o Tiradentes. Assim é que o artista contratado estava desesperado sem saber o que fazer. Como estava na Semana Santa, o artista foi até a janela do sobrado onde morava e viu passando a procissão do Senhor. Em dado momento, a moça que representava Verônica, aquela que enxugava o rosto de Cristo, levantou o pano com o rosto do Santo Cristo estampado no mesmo. Neste momento o nosso artista não teve dúvidas e criou o Tiradentes, do jeito que o conhecemos hoje, ou seja, a imagem e semelhança de Jesus Cristo.
Marcadores
EFEMÉRIDES DO CALANGO
Já viu esse aqui?
03 julho, 2007
[curiosidade] Explicações... ou lendas de Internet?
Postado por
EUDES AILSON DE MEDEIROS
Marcadores:
canguru,
curiosidade,
explicação,
internet,
jesus cristo,
méxico,
ok,
tiradentes,
yucatán
Comentário(s):
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post muito informativo .... gostei
ResponderExcluir