EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

25 agosto, 2013

Você já ouviu falar do grafino?

A notícia de um novo e inusitado supermaterial pode colocar um fim ao reinado do grafeno, até então o material mais resistente do mundo. O anúncio da descoberta do chamado "carbino", com incríveis propriedades de resistência, foi divulgado por um grupo de químicos da Universidade de Rice, em Houston. Para se ter uma ideia, este material seria duas vezes mais duro do que o grafeno ou os nanotubos de carbono.

O carbino (carbyne, em inglês) ou carbono acetilênico linear (LAC, na sigla original) é um alótropo do carbono, ou seja, possui seus átomos organizados de maneira diferente do elemento original - o grafite e o diamante são exemplos de alótropos do carbono.

Ele é normalmente uma sequência de átomos de carbono unidos por ligações triplas e simples alternadas. Traços dele já teriam sido identificados no espaço, em grafite comprimido e em asteroides.

Uma de suas propriedades é sua flexibilidade, entre a de um polímero convencional e a do DNA de hélice dupla, capaz de tornar-se rígido ou não, dependendo do agrupamento químico. O novo supermaterial ainda não tem previsão de ser produzido em escala industrial já que os cientistas precisam chegar a um consenso quanto a sua estabilidade, pois se ele estiver em contato com uma estrutura igual a ele, poderá reagir de maneira explosiva. Por esta razão, os pesquisadores estão em busca de uma "barreira de ativação" para impedir que isto aconteça.

Vi em History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!