EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

29 novembro, 2012

O quadrado mágico de Dürer

Quadrado Mágico é uma tabela quadrada de lado "n", na qual os números contidos nas linhas, nas colunas ou nas diagonais, somados, apresentam sempre o mesmo valor, sendo que nenhum desses números se repete.

Sua origem não é conhecida, mas há registros de sua existência em épocas anteriores à nossa era na China e na Índia. O quadrado de 9 casas (3 x 3) é encontrado pela primeira vez num manuscrito árabe, no fim do Século VIII.
quadrado mágico
O chamado “Quadrado de Dürer” (acima) é um Quadrado Mágico representado no canto superior direito da gravura Melancholia (abaixo), obra do pintor e ilustrador alemão Albrecht Dürer, que também teve interesse em matemática, geometria, geografia e arquitetura.
melancolia

Trata-se de um quadrado mágico 4 x 4 com os números de 1 a 16, cujas somas das linhas, das  colunas, das diagonais e de outras partes simétricas correspondem a 34. Vejam:
quadrado de dürer


quadrado mágico
Para além dessas somas especiais, ainda há outras curiosidades neste quadrado:
  • Na linha inferior, nas duas casas centrais, estão lado a lado os números 15 e 14 formando 1514, data da confecção da obra.
  • Nessa mesma linha, nos quadrados extremos, estão os números 4 (a 4ª letra é D) e 1 (a 1ª letra é A), de “Dürer, Albrecht”.
  • E a soma 34 é representa "Cuadrado de Dürer" (3ª e 4ª letras, para o nome em italiano).

Fonte: Wikipédia
Dica: por e-mail
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!