EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

28 agosto, 2012

Como falar em público - um guia prático

Ria de si mesmo
Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.

Frase-resumo
Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que a gente chama de lead: pôr o mais importante logo no início.

Lei dos 5 minutos
O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.

Vídeo autocorretivo
Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo..." e "né?", pausas como "ããã" ou "ééééééé" e cacoetes como coçar a cabeça e ajeitar as calças.

Power Point com moderação
A ideia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.

Conheça o público
Saiba quem é sua plateia e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação.

Bônus Antibranco
Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livrá-lo da armadilha do "branco".



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!