Para quem não conhece, o Gimp é o principal concorrente "livre" do software comercial Adobe Photoshop. Ou seja, é tão bom quanto o Photoshop, mas tem código aberto e é gratuito. Já tem um tempinho que venho usando para tratar as imagens aqui na Toca e, a exemplo de um post do Eudes Honorato que muito me ajudou com Photoshop há alguns anos, resolvi fazer o mesmo com o Gimp. Espero que seja bem proveitoso tanto para quem precisa tratar imagens para trabalhos escolares quanto para meus grandes amigos que digitalizam quadrinhos.
Antes de mais nada, onde conseguir o Gimp? Informação e links de downloads podem ser obtidos em www.gimp.org ou www.gimp.com.br. Mas se quiser baixar direto, o link está disponível em nossa caixa de utilidades, aí na barra lateral, ou aqui.
Agora, o tutorial propriamente dito. Primeiro, uma imagem suja para limparmos:
Todas as imagens podem ser ampliadas. Basta clicar!
Após abrir a imagem no Gimp, pode-se clicar em qualquer do plano de fundo do programa com o botão direito do mouse para abrir o menu suspenso. Daí, os comandos são Cores > Níveis, como na tela:
Um primeiro tratamento pode ser obtido clicando em "Automático". A imagem ao fundo, já mostra uma leve melhora:
A próxima tela já mostra o bom clareamento obtido. Mas ainda falta realçar o preto. Agora, é hora de usar o conta-gotas"preto", o primeiro da esquerda para a direita, em alguma parte negra da imagem, como o uniforme do Thor, por exemplo:
Feitos os ajustes, basta clicar em OK. O resultado final é o seguinte:
Se preferir, pode baixar este tutorial na versão PDF.