Nenhuma lição é tão poderosa como a do exemplo. Filtra-se ela pelo nosso espírito sem que o sintamos ; e ela nos invade, nos conquista, nos possui totalmente, sem que possamos determinar ao certo qual foi o fato, o acontecimento que em nós estabeleceu este ou aquele sintoma, esta ou aquela inclinação, sem que possamos dizer o que foi que nos trouxe tal vício, tal idiossincrasia, tal propensão boa ou má. (Aluísio Azevedo)

EFEMÉRIDES DO CALANGO

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[humor] Você sabe que é um bêbado sem salvação quando...[humor] Você sabe que é um bêbado sem salvação quando...

14 novembro, 2010

[para entender] Até para fazer propaganda tem que ter bom senso...

O MPF instaurou inquérito civil público para investigar irregularidades em anúncio publicitário dos Correios veiculado em emissoras de televisão. No comercial, protagonizado por famoso jogador de futebol de salão, uma modelo tira a blusa em frente a várias crianças a pretexto de conseguir um autógrafo do craque.
Segundo o procurador da República Fernando de Almeida Martins, “A Constituição manda que se observe, na publicidade, o princípio do respeito peculiar da pessoa em processo de desenvolvimento. O CDC considera abusiva toda publicidade que se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança e o ECA contém diversos dispositivos para a proteção dos direitos das crianças e do adolescente, no que diz respeito à sua integridade e valores”.

O MPF recrimina a veiculação, nos meios de comunicação, de anúncios com presença de crianças e forte conteúdo sexual, o que teria potencial para induzir à erotização precoce dos telespectadores infanto-juvenis.

inúmeras pesquisas, pareceres e estudos realizados no Brasil e no exterior demonstram que as crianças não têm condições de entender as mensagens publicitárias que lhes são dirigidas, por não conseguirem distingui-las da programação na qual são inseridas, nem, tampouco, compreender seu caráter persuasivo.

Espaço Vital, com adaptações

2 comentários:

  1. Eu sou totalmente contrário à publicidade infantil, mas a cena acima é puramente inocente, e enxergar nisso alguma violação parece caso de ddesocupado.
    Curioso é que quando temos algum caso realmente grave para tratar, todo ministério público parece ocupado demais.

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  2. Ta certo, tem que tirar do ar mesmo, afinal, somos um pais aonde não temos problemas com saude, educação, segurança pública etc. Como não tem mais nada para nos preocuparmos, vamos encher o saco de quem faz comerciais.

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