EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

03 abril, 2010

[curiosidade] O tamanduá daquele desenho não era um tamanduá!

Lembram do desenho "O tamanduá e a formiga"? Sabiam que aquele bicho azul não era um tamanduá? Era um porco-da-terra, um aardvark - o nome original do programa é "The Ant and the Aardvark". Tamanduá podia ser um nome eficaz para que as crianças brasileiras entendessem porque aquele bicho queria comer a formiga, mas uma tradução bem porca, se me permitem o trocadilho infeliz.

Sempre achei estranho aquele bicho ser um tamanduá e as fotos do meu livro de ciências mostrarem imagem bem diversa. Há alguns anos descobri o que era e, hoje, após pegar uma imagem de um aardvark na web, resolvi escrever este pequeno post para aqueles que ainda não saibam desse detalhe.




O aardvark (nome científico: Orycteropus afer) é um mamífero africano, distribuído por todas as as planícies e savanas do sul de África. O nome aardvark, pelo que é conhecido em vários países, significa "porco-da-terra" em africânder (aarde, "terra", e vark, "porco"), mas este animal não é, de forma alguma, um suíno. Também é conhecido como jimbo, porco-da-terra, porco-formigueiro, timba, timbo, orictéropo, oricteropo ou oricterope.

É um animal de médio porte que pode pesar entre 40 a 100 kg. Tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas.

Os porco-formigueiros consomem ocasionalmente outros insectos, pequenos roedores e frutos mas a sua alimentação base é composta de térmitas e formigas. As térmitas são muito parecidas com formigas.

Os porco-formigueiros não têm importância económica para o homem mas foram ocasionalmente caçados como fonte de alimento. Graças à sua preferência alimentar por térmitas, são um controlo importante nas populações destes insectos sendo os buracos que escavam em busca de alimento utilizados por diversas espécies como refúgio.

Fonte das informações mais técnicas: Wikipédia.


Se você chegou a esta postagem por mecanismos de busca, veja o resto do blog aqui!
Ou acompanhe o conteúdo da Toca no Twitter e no RSS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!