EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

15 junho, 2008

[wiki] O que é um wiki, afinal?

Diante dos resultados preliminares da enquete atual da Toca, pude perceber que há uma parte do público que não sabe o que é um wiki e outra parte não sabe que pode contribuir com um wiki. então, resolvi fazer este post para esclarescer alguns fatos.

O wiki é uma metodologia muito simples para a elaboração de um hipertexto (página web, por exemplo). Por outro lado, um wiki pode ser alterado por qualquer um, através de um navegador na Internet. Estas duas características tornaram o wiki, em menos de dez anos, uma ferramenta extraordinária para a criação cooperativa de hipertextos.

Lembrando: Wiki é um conjunto de páginas interligadas, e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa.

Funciona como um gerenciador de conteúdo sendo que os usuários não precisam ter conhecimento de HTML ou outras linguagens. Na maioria das vezes, não precisam nem mesmo se cadastrar.

A Wikipedia, a enciclopédia livre, por exemplo, nasceu em 2001 e hoje é, de longe, o wiki mais rico em existência. Em junho de 2004, a Wikipedia apresentava quase 300.000 verbetes (a Britannica tem 100.000), que estão sendo traduzidos para umas 60 e tantas línguas (a Britannica é publicada numa só, aliás, você conhece alguma enciclopédia publicada em mais de uma língua? Se existirem, certamente são muito poucas.)

A Wikipédia Brasileira dos Quadrinhos trata-se justamente disso - um wiki, um espaço virtual para construção coletiva de material. Ou seja, assim como a Wikipedia que todos já conhecemos, você leitor da Toca do Calango pode entrar nesse wiki e escrever artigos sobre quadrinhos, alterar/complementar artigos já existentes e, desse modo, ajudar a construir uma grande enciclopédia virtual brasileira sobre quadrinhos do mundo todo.

A proposta, então, é construirmos juntos, blogueiros e leitores de blogs de quadrinhos, qualquer um, essa Wikipédia Brasileira dos Quadrinhos para que possamos ter uma fonte permanente de consulta online. Assim, quando quisermos lembrar como foi a origem de um ou outro personagem, detalhes sobre quadrinistas, ou mesmo técnicas sobre roteiro e outras coisas afins sobre quadrinhos, bastará ir à nossa wikipédia de quadrinhos.

Fontes:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!