EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

20 março, 2008

[quadrinhos] Carnaval de quadrinhos das quartas #11 - Heroínas

Eis aqui o meu post "atrasadíssimo" para esta edição do Carnaval dos Quadrinhos da Quartas. Desta vez o tema é "Heroínas".

Carnaval dos Quadrinhos das Quartas


Eu escolhi uma personagem de mangá muito bem elaborada pelo grande e louco Yukito Kishiro. Trata-se Gally, a andróide protagonista do mangá "Hyper Future Vision Gunnm".

Por tratar-se de um mangá, é muito difícil falar exclusivamente da personagem, sem entrar nos detalhes da HQ como um todo. Então, primeiramente, vamos saber um pouco mais do mangá.

Gunnm (pronuncia-se "Gun-Mu"), que significa algo como "sonho de uma arma"(?!), é um mangá de ficção científica lançado em 1990, no Japão, e já editado nos Estados Unidos (onde foi chamado de Battle Angel Alita) e em vários países da Ásia e da Europa. Pouco depois do início da sua publicação foram lançados, em 21 de junho de 1993, dois episódios OVA.

Seu autor é Yukito Kishiro, que se tornou famoso justamente com essa série. Nesse mangá, o autor se utilizou de todas as técnicas que desenvolveu através dos anos e também do seu background cultural, criando um mundo futurístico e apocalíptico e personagens bem elaborados. Também pode ser percebido em Gunnm o gosto de Kishiro pelas artes marciais (o mangaká não só estuda as lutas, como é fã de Bruce Lee do mestre de karatê Masutatsu Ohyama).

O sucesso do título deve-se à fórmula criada por Yukito Kishiro: uma mistura de seu belíssimo e rebuscado traço com e a temática da história que ele criou, que nos remete às melhores histórias de ficção científica já feitas.

O cenário de Gunnm é um mundo futurístico, em que convivem ciborgues e humanos. Zalém é a cidade utópica que flutua no céu e tudo a seu respeito é um mistério. Abaixo dela fica a Cidade da Sucata, uma terra sem lei que tem como função principal produzir alimentos e todos os tipos de produto para Zalém.

E é na Cidade da Sucata que vive Daisuke Ido, um técnico em cibernética e guerreiro caçador (um tipo de caçador de recompensas). E é no lixão da cidade que um dia ele encontra uma andróide em animação suspensa. Pelas mãos de Ido, a jovem é reconstruída e ganha o nome de Gally. A partir daí, os dois se tornam cada vez mais próximos e partem, como guerreiros caçadores, atrás de infratores da lei que lhe rendam uma boa recompensa.

A alta tecnologia pode retratar dependência materialista, desumanidade ou mesmo… humanidade. Gunnm é um exemplo típico da dicotomia Máquina/Humanidade onde os ciborgues com cérebros humanos de Kuzutetsu são contrastados com os humanos de Zalem, que têm chips no lugar de cérebros. (Ops! Escapou um segredo!)

Quanto aos personagens principais, temos:

* Daisuke Ido - O Dr. Ido é um cientista que presta assistência técnica para ciborgues, andróides e robôs. Mas, como a vida na Cidade da Sucata não é fácil, ele também trabalha como Guerreiro Caçador para ganhar uns chips a mais. Um certo dia, Ido encontra uma andróide em animação suspensa no meio do lixo. Ele a leva para casa, a reconstrói e, como a memória da garota havia sido apagada, lhe dá o nome de Gally. A partir de então, os dois vivem juntos e cultivam uma estreita amizade.

* Desty Nova - Um ex-cidadão de Zalém que usou conhecimento cientifico avançado para salvar Makaku e Jashugan, assim como para ressucitar Ido e Gally (Alita) de estados que normalmente seriam considerados como 'mortos', mesmo neste mundo de convivencia com cyborgs. Ele fugiu de Zalém para ter liberdade suficiente para fazer experiências com seres humanos, algo que ele julga necessário em sua pesquisa sobre o carma e capacidade psicológica. Ele injetou em si mesmo nanomaquinas que podem regenerá-lo e dá-lo pseudo-imortalidade. Ele possui conhecimento dos segredos de Zalém, um que pode deixar seus cidadãos loucos se divulgada.


* E, obviamente, Gally - Alita na edição norte-americana - Ela é uma andróide que foi achada no lixo da Cidade da Sucata pelo Dr. Ido. Ela havia permanecido em animação suspensa por centenas de anos. Seu corpo estava destruído e sua memória havia sido apagada. Por isso, ela ganha um novo nome - Gally - e um novo corpo - de uma máquina mortal chamada Berserker. Agora ela é uma Guerreira Caçadora, que mata foras-da-lei em troca de “chips”, a moeda da Cidade da Sucata. Mas isso é apenas o começo de sua saga composta de 52 capítulos mais epílogo.
Ao longo da história, Gally passa por um processo de cartase em que vivencia várias matamorfoses físicas e ideológicas. Primeiro, ela é uma super caçadora de foras-da-lei. Logo após uma desilusão amorosa torna-se jogadora de um perigoso e radical esporte futurista chamado "Motor Ball", que consiste de corridas em alta velocidade por competidores cibernéticos que disputam uma bola de metal (vence quem chegar ao final com a bola!) com direito a armas e golpes mortais. Após essa fase, ainda em busca de uma razão para existir, ela passa a combater a supremacia da cidade alada de Zalem, metendo-se me disputas no mais puro estilo "Mad Max". E culmina por desabrochar numa nova realidade que ajudou a construir e que, finalmente, pode aceitá-la.
Essa personagem pode ser considerada uma heroína porque mantém os elementos básicos do heroísmo: forte senso de justiça, não maltratar os fracos e lutar (ou exterminar, no caso) os maus.
E a história, em si, é uma obra-prima da ficção científica, com boas doses de ação de primeira e que termina de maneira quase poética, talvez filosófica. O final tem um quê de "Homem Bicentenário".


Observações finais:
  • A importância deste mangá é tal que, quando foi publicado nos EUA, chamou a atenção de James Cameron a ponto dele colocar como um de seus projetos prioritários a adaptação para o cinema dessa saga.
  • Os dois OVAs tem boa qualidade, mas contam apenas o arco inicial das histórias.
  • E, se querem ter um gostinho do que seria uma partida de Motor Ball, vejam esse clipe:

Fontes:
Wikipédia
Glosk
Gibilândia
Marvin Blog
Acervo pessoal

Este post faz parte da Edição #12 do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas. Confira também:

Jenny Sparks no O Busilis
Sonja no Cibertron
Zatanna no Reviews de Histórias em Quadrinhos.
Canário Negro no Blog do Hiroshi
Poderosa no Quadrideko

2 comentários:

  1. Embora eu entenda muito de Mangá,ache esse muito interessante,fiquei curioso para ler.Parabéns pelo post.
    PS : Agora não falta mais nada no meu post. Dá uma olhada !

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante esse projeto conjunto, como funciona e como faço pro meu blog participar tbm?

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!