EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

08 janeiro, 2008

[quadrinhos] O escudo do Capitão América

Como qualquer herói que se preze, o Capitão América também possui seus equipamentos especiais. O mais famoso e importante é o seu escudo, feito de uma liga de Adamantium, um metal muito mais duro que o diamante e superior ao titânio em resistência, e Vibranium, que é capaz de absorver qualquer forma de energia, vibração ou impacto. E, embora seja um instrumento de defesa, pode ser classificado como arma pois pode ser arremessado contra os inimigos, retornando à s mão do paladino num efeito bumerangue.

Confeccionado a pedido do exército estadunidense, a fórmula foi acidentalmente criada pelo Dr. Myron McLain que, num esforço sem sucesso para recriar a liga, conseguiu apenas obter o adamantium. Ou seja, graças a este cientista, o adamantium chegou aos ossos do Wolverine e da X-23, bem como a vários outros personagens e equipamentos.
Com essas características ímpares, assim como seu dono, o escudo é peça única, já que a sua fórmula também se perdeu.
Inclusive, analisando o fato do escudo ser formado por adamantium e vibranium, acredito que ele seria capaz de deter as garras do Wolverine, num eventual ataque.
Outra observação importante é a seguinte: o escudo deve ter abas “cegas”. Afinal, ninguém nunca viu o capitão cortar alguém com o escudo!
Porém, supostamente indestrutível, o escudo recentemente se revelou indefeso contra um inimigo terrível: roteiristas com falta de imaginação. Na mesma onda que dividiu o Super-Homem em dois e fez com que o Homem-Aranha fosse na verdade um clone, o Capitão América também se viu vítima da necessidade de "grandes eventos" e acabou ficando sem o escudo.
Houve um período em que o Capitão resolveu tomar uma postura mais agressiva contra seus inimigos e, com a ajuda da SHIELD e Sharon Carter, iniciou uma cruzada contra a HIDRA.
Uma dura perda estava reservada para Steve. Após salvar a tripulação de um submarino que afundava, deixou seu escudo escapar, pois foi obrigado a escolher entre salvar a vida de um tripulante do submarino ou buscar seu velho companheiro.

Nem mesmo Namor conseguia encontrar o escudo. Tony Stark tentou desenvolver uma cópia do escudo, mas não obteve sucesso – o escudo era único e nenhum outro podia ser arremessado como ele.
Na falta do escudo circular, Steve passou a usar seu escudo original. Mas devido a seu formato pontudo não podia ser arremessado e era menos resistente. Além disso, logo após, em uma saga espacial, esse escudo do Capitão acabou sendo destruído pelos Krees.

Então, Sharon Carter deu a Steve uma luva com um escudo energético que podia assumir outras formas, como uma espada ou bastão por exemplo.

Contudo, a Marvel tem uma incrível capacidade de fazer mortos e objetos perdidos ou destruídos voltarem do além e, após um bom tempo de procura Jim Rhodes encontrou o escudo no fundo do mar.
Por último, em 2007, no rastro dos eventos que levaram à morte de Steve Rogers, foi lançada, pelo valor de 35 dólares, uma réplica do escudo do Capitão América da Era de Ouro, da década de 1940, em escala 1/6 – o mesmo que foi destruído pelos Krees.

Fontes:
• Dicionário Marvel (década de 80)
Burburinho
Wikipédia
Marvel Virtual Club
Universo HQ
Este post faz parte da edição #3 do Carnaval dos Quadrinhos das Quartas, publicada no Rabisco.org do Pedro Cardoso

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Calango !!!

    Sua contribuição para o Carnaval de Quadrinhos, foi primorosa. Excelente retrospectiva da história do escudo. Parabéns.
    Passa no quadrideko e leia o meu post .

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:32 AM

    Bem que gostaria de comprar um desses. O foda seria explicar à patroa o gasto ;)

    ResponderExcluir
  4. Basta conversar bastaaaaaaaaante.. que ela talvez entenda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!