EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

23 outubro, 2007

[tecnologia] O fim do mouse (?)

Ctrl+C, Ctrl+V (descarado): Correioweb
Estudante da UnB cria software que reconhece comandos da mão diante da tela do computador. Pesquisa ainda vai levar seis meses até o protótipo ter condições de ser comercializado




A linguagem dos gestos serviu de inspiração para a criação de um novo software de inclusão digital. Dependendo da posição da mão diante da tela de um computador, equipado com webcam, é possível executar comandos básicos, sem utilizar o mouse. A nova tecnologia ainda é um protótipo, que consome dias em pesquisa para ficar pronto. A previsão é de que, em seis meses, o produto já esteja mais elaborado, capaz de permitir controle virtual e possa ser comercializado e aprimorado para diferentes aplicações.
"Fazer o mouse sumir é difícil. Ele já está arraigado na cultura digital, mas a nova tecnologia que o dispensa abre caminho para interfaces homem-máquina de uma forma mais natural", explica Ticiano Augusto Callai Bragatto, 23 anos, aluno de mestrado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB), que inventou o software. "Poderia ser usado para simular cirurgias", exemplifica o professor Marcus Vinícius Lamar, orientador da pesquisa.
O protótipo é bem limitado ainda e precisa de várias configurações iniciais para uso. Primeiro a captura da imagem das mãos é feita pelo tom de pele. Por isso, a necessidade de cadastrar diversos voluntários até que o sistema reduza a quantidade de falhas. "Não sabemos qual o universo de pessoas que serão necessárias", diz Ticiano. Até agora já foi feito arquivo com 30 voluntários, com diferentes tons de pele. "A miscigenação do brasiliense ajuda. Se fosse fazer essa coleta no Sul teria mais dificuldades."
Por enquanto, o programa reconhece quatro posições da mão (veja ilustração). "É mais fácil para começar a aprender. Ainda mais se a pessoa é idosa", diz Ticiano. Instituições que trabalham com inclusão digital de pessoas com mais de 60 anos relatam as dificuldades que eles têm em posicionar a seta na tela do computador ou dar os dois cliques básicos para abrir um aplicativo. "Em média, o idoso precisa de cinco aulas de uma hora para dominar o mouse. A dificuldade é basicamente medo de fazer alguma coisa errada e estragar o computador", conta Léo Jaques, professor de informática da Filhos Oficina de Aprendizagem, que atende o aluno em casa.
_________________________________
No controle da mão

Aberta
Move a seta pela tela do computador

Fechada
equivale ao duplo clique

Na lateral vertical
é o clique que segura para selecionar

Na lateral horizontal
abre caixas de propriedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!