EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

21 março, 2007

[tecnologia] Mosquito anti-malária

Mosquitos geneticamente modificados e com ameaçadores olhos verdes fluorescentes são o mais novo inimigo da malária. O inseto foi desenvolvido pelo brasileiro Marcelo Jacobs-Lorena em uma universidade americana. Ele não pode ser contaminado pelo parasita transmissor da doença e vence a competição com o mosquito comum, tomando seu lugar. A doença pode matar até 2,7 milhões de pessoas anualmente.
O colega de Jacobs na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, Jason Rasgon, afirma: “A manipulação genética jamais será a arma final que derrotará a malária. Ela é apenas uma em um grande arsenal que precisa ser usado conjuntamente contra essa doença. Não há uma bala de prata,” afirma.Os insetos desenvolvidos por Jacobs-Lorena e Rasgon possuem um “gene antimalária,” que age na sucção de sangue dos mosquitos, e intensos olhos verdes - que impedem que eles sejam confundidos com mosquitos comuns. “O gene bloqueia a passagem do parasita diretamente na sucção. Os insetos nunca são contaminados,” explica Rasgon.
Começando com um mesmo número de mosquitos transgênicos e não-transgênicos, eles descobriram que, após nove gerações, os insetos resistentes já eram 70% da população total. “Isso vai contra estudos anteriores que diziam que os insetos modificados seriam ‘mais fracos’ que os não-modificados”, diz o brasileiro.
Isso significa que, a longo prazo, teoricamente, eles poderiam substituir a população de mosquitos vulnerável ao parasita. “Isso é possível, mas ainda estamos muito longe de algo do tipo. Acabamos de mostrar que, conceitualmente, dá para fazer. Mas vai demorar antes de testarmos isso em campo aberto”, diz o pesquisador americano.Segundo Jacobs-Lorena, a modificação genética mostra “promessas consideráveis.” O próximo desafio, segundo ele, é desenvolver meios para introduzir esses genes antimalária nas populações livres na natureza. “Esses processos ainda não existem, mas nosso trabalho mostra que fazer isso vai ser mais fácil do que pensávamos”, diz o brasileiro.
Fonte: Tecnocientista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!