EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

Mostrando postagens com marcador rainha da costa negra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador rainha da costa negra. Mostrar todas as postagens

17 setembro, 2015

A rainha da Costa Negra, a primeira vez em que Conan apareceu em quadrinhos!

Ao contrário do que se imagina, as histórias de Conan, o bárbaro criado por Robert E. Howard, não tiveram sua primeira adaptação pela Marvel, em agosto de 1970. A primeira empreitada do universo hiboriano nos quadrinhos aconteceu no México, nas páginas de "Cuentos de Abuelito" ("Histórias do Vovô"), da Corporacion Editorial Mexicana S.A. CEMSA, entre 1952 e 1953. Conan e Bêlit começam a aparecer na edição #8 (1952) e ficam até o número #61. Um fato curioso é que os números #10 e #12 adaptaram a parte final da saga de Howard, mas Bêlit sobrevive para viver mais aventuras. Depois, passou a estrelar revista própria -  "La Reina de la Costa Negra".

Outro fato notável é que Glenn Lord, dono do espólio de Howard nos anos 1970, alegou não saber nada sobre a publicação latina, ela seria uma versão pirata.

Contudo, o mais curioso, talvez, seja o fato de que as histórias eram centradas em Bêlit, a rainha da Costa Negra, e não em Conan. Ele era apenas um coadjuvante nas histórias da pirata Bêlit, e era loiro. Os Corsários Negros foram transformados em vinkings, o navio Tigress virou "Venganza". As histórias eram escritas por Loa e Victor Rodriguez, Raphael Silvaquiros e Riol de Man; desenhadas por Salvador Lavalle e Hector Gutierrez (que assinava "Hecky"), além de J. Kastro e A. Ramirez.

Descobri esta pérola da arqueologia quadrinística no excelente Caverna da Caveira que, por sua vez, indicou o blog Caixa de Gibis para maiores detalhes.

Mas bom mesmo é experimentar uma dessas histórias. Cliquem na capa abaixo para baixar.

CBZ | 32Mb | Dropbox
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!