As grandes empresas são instituições internacionais interessadas em vender seus produtos, independentes de determinados valores morais. Durante uma guerra uma companhia pode ficar milionária se atuar em um dos lados do conflito. No entanto, o negócio certamente se tornará bilionário se a empresa souber jogar com os dois lados. Assim fez a Coca-Cola na Europa durante a II Guerra Mundial. Logo após o início das primeiras batalhas, ficou impossível para a Alemanha importar o xarope base da bebida.
Sendo assim eles tinham um grande problema nas mãos, pois tinham uma fábrica, porém nada de matéria-prima. Max Keith, gerente da Coca-Cola Company na Alemanha, decidiu que seria muito melhor inventar outro xarope e fabricar qualquer coisa, desde que o maquinário não ficasse parado. Keith contratou um químico e deu uma ordem simples: invente uma bebida fácil de ser fabricada e que tenha como base somente os produtos disponíveis aqui na Alemanha. Schetelig, esse era o nome do químico, correu numa fábrica de cidra e notou que lá sobrava um refugo da prensagem de maçãs. Em outro local descobriu um soro que sobrava da fabricação de queijos. Fazendo mágica no laboratório, Schetelig conseguiu dar um gosto decente (ou não) a essa estranha mistura.
Sobre o nome, Fanta é alemão??? Em consulta feita aos empregados da fábrica, Keith ouviu uma sugestão que lhe pareceu ótima, usar parte do termo alemão fantasie (fantasia, imaginação).
Poderíamos dizer que essa primeira Fanta era uma Fanta Maçã, uma vez que na mistura esse sabor era mais marcante. A cor era amarela, mas o mais chocante é que durante a Guerra o sabor mudou várias vezes, pois alguns ingredientes faltavam e outras ficavam disponíveis.
De qualquer forma, no pós-guerra, a Coca-Cola leva a marca e o conceito de um refrigerante de frutas para os Estados Unidos, tornando o refrigerante famoso. É claro, a Fanta mais conhecida no fim tornou-se a de laranja, mas isso não impediu que ela se espalhasse pelo mundo e representasse com seus sabores toda a diversidade do paladar humano.
Algumas curiosidades:
1 – Existem 70 tipos diferentes de Fanta, muitas delas baseadas no gosto específico do consumidor local. A mais famosa, como citado, é a de laranja. Porém ela muda de país para país, variando a porcentagem de suco natural diluído na bebida.
2 – O Brasil é o país que mais consome Fanta laranja. Talvez isso explique porque a quantidade de suco natural da bebida daqui seja a maior do mundo (10%). Em alguns países a concentração é de 2%.
3 – Por que não lançaram uma Fanta Guaraná? Ou lançaram? Lançaram sim, antes do Taí e do Kuat.
4 – A Fanta de pepino com melão é certamente a mais estranha de todas!
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