EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

05 abril, 2014

Vida organizacional XIX - A Janela de Johari

Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.
Este conceito pode aplicar-se ao estudo a interacção e das relações interpessoais em várias situações, nomeadamente, entre indivíduos, grupos ou organizações.
A palavra Johari, tem origem na composição dos prenomes dos seus criadores: Jo(seph) e Hari(Harrington).
O conceito tem um modelo de representação, que permite, revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus auto-exposição, subdividido em quatro áreas:
  • Área livre ou eu aberto – zona que integra conhecimento do ego e também dos outros;
  • Área cega ou eu cego – zona de conhecimento apenas detido pelos outros e portanto desconhecido do ego;
  • Área secreta ou eu secreto – zona de conhecimento pertencente ao ego e que não partilha com os outros;
  • Área inconsciente ou eu desconhecido – zona que detêm os elementos de uma relação em que nem o ego, nem os outros têm consciência ou conhecimento. (Wikipédia)

A animação a seguir explica didaticamente a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!