O jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum em inglês, (Amorphophallus titanum) é considerada a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. No entanto, não se trata de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.
Fase "flor" |
Fase "folha" |
Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.
Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
O diagrama a seguir mostra como o tubérculo pode desenvolver-se como "flor" ou falsa árvore (um única folha subdividida no topo, como uma copa)
Clique para ampliar! |
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes.
Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endemica somente às florestas tropicais do oeste da Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor cadáver". Este nome pode derivar do cheiro nauseabundo que exala, mas lendas contam que na realidade a planta foi assim batizada pois quando desabrocha, a flor devora quem a cultivou.
Fontes:
Se você chegou a esta postagem por mecanismos de busca, veja o resto do blog aqui!