Vamos lá, pois a história é longa e dela depende o entendimento do nome da marca. Em 1833, na Inglaterra, um cara chamado Marcus Samuel abriu uma pequena loja que vendia antiguidades e conchas a colecionadores. Recorrendo ao óbvio, esse senhor batizou sua empresa de shell, termo em inglês que significa o que? Isso mesmo, concha.
Passou o tempo e seus filhos assumiram a empresa. Um se chamava Marcus Samuel e o outro Samuel Samuel (não repeti, é isso mesmo, Samuel Samuel). Os dois tocaram bem o negócio do falecido pai, importando conchas e outros produtos de todo canto do mundo. É claro, a prosperidade trouxe certa desavença e os dois se separaram.
Marcus Samuel ficou na Inglaterra e Samuel Samuel foi trabalhar no Japão, ambos ainda no ramo de importações. Porém, certo dia, catando conchinhas no Mar Cáspio, Marcus Samuel pensou em mudar de ramo e ganhar dinheiro de verdade. Ele então passou a transportar e exportar derivados de petróleo provenientes da Rússia e do Oriente Médio, negócio que o tornou muito rico.
Finalmente, em 1907, a companhia de Samuel, agora chamada de Shell Transport and Trading Company uniu-se à empresa holandesa Koninklijke Nederlandsche Petroleum Maatschappij, em inglês Royal Dutch Petroleum Company. Nesse ponto a nova Royal Dutch Shell não só transporta, como também passa a explorar petróleo, ao mesmo tempo em que os veículos movidos à gasolina tornam-se populares. Hora certa + negócio certo = Samuel bilionário.
Curiosidades de Sobremesa
1 – Vender conchas? Como é que eu nunca pensei nisso?
2 – O logotipo da Shell sofreu uma série de mudanças até chegar ao atual, veja na imagem. A concha foi ficando cada vez mais estilizada, culminando em 1971 com a versão do artista Raymond Loewy.
3 – Esse tal de Loewy, aliás, foi o maior designer industrial que já existiu. O cara fez, entre outros, o desenho da garrafa da Coca-Cola e o logo da Lucky Strike.
4 – Uma das principais empresas do mundo, a Shell vale hoje 285 bilhões de dólares.
5 – Atualmente a companhia investe na pesquisa de fontes renováveis de energia. Medo do petróleo acabar.
6 – Samuel, o filho, foi o primeiro ser humano a mandar construir um navio petroleiro. Genialidade gera dinheiro, não é verdade?
(Afinal, foi uma curiosidade muito legal! Não?)
EFEMÉRIDES DO CALANGO
Já viu esse aqui?
29 abril, 2009
[curiosidade] Porque a Shell se chama Shell?
Postado por
EUDES AILSON DE MEDEIROS
Post totalmente e descaradamente copiado do Sedentário & Hiperativo
Se você chegou a esta postagem por mecanismos de busca, veja o resto do blog aqui!
Assinar:
Postar comentários (Atom)