Em dia de vitória ninguém fica cansado. (Provérbio Chinês)

EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

Mulher-Maravilha, com designer de Shunya YamashitaMulher-Maravilha, com designer de Shunya Yamashita

07 abril, 2008

[cinema] Triste obituário

Morre um ícone do cinema e um herói, particularmente, para o cinema de ficção científica. Afinal, foi a presença de um ator consagrado de Hollywood em um filme de ficção científica - Planeta dos Macacos (1968) - que trouxe esse filão à categoria de filmes tipo A.

John Charles Carter (Evanston, 4 de outubro de 1923 — Beverly Hills, 5 de Abril de 2008), mais conhecido como Charlton Heston, foi um ator norte-americano notabilizado no cinema por papéis heróicos em superproduções da época de ouro de Hollywood, como Moisés de Os Dez Mandamentos, Judah Ben-Hur de Ben-Hur e o lendário cavaleiro espanhol El Cid no filme homônimo.

Nascido no estado de Illinois, viu seus pais se divorciarem quando tinha dez anos; com o segundo casamento de sua mãe com Chester Heston, a família se mudou para um subúrbio de Chicago e ele adotou o nome do padrasto. Na escola secundária, Charlton se envolveu com a cadeira de artes dramáticas e teve um resultado tão bom que recebeu uma bolsa em drama para cursar a universidade.

Em 1944 ele deixou os estudos e se alistou na força aérea do exército, onde serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas durante a Segunda Guerra Mundial, atingindo a patente de sargento e onde se casou com uma colega de faculdade.

Após a guerra, o casal voltou para Nova Iorque onde ele iniciou uma carreira de ator em teatro e começou a aparecer em papéis históricos como Macbeth e Marco Antônio & Cleopatra. Já usando o prenome de Charlton, ele fez seu primeiro papel no cinema em Dark City, em 1950, recebendo reconhecimento por sua atuação e chamando a atenção para seu porte.

Faleceu em 5 de Abril de 2008 em sua residência de Beverly Hills, em Los Angeles, aos 83 anos. Sofria desde 2002 de uma doença degenerativa com sintomas similares aos do Mal de Alzheimer.

Fonte: Wikipédia

http://images.allposters.com/images/54/039_33916.jpg http://artfiles.art.com/images/-/Charlton-Heston-Photograph-C10102102.jpeg http://www.invicta-collectables.co.uk/display.asp?VarID=71

3 comentários:

  1. Anônimo9:18 AM

    Não pode falar do Charlton Heston e deixar de fora O Ultimo Homem na Terra (Omega Man), interpetando Neville de Eu Sou A Lenda antes do Will Smith!

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente nunca assisti esse filme. Tenho ouvido falar muito bem a seu respeito. Espéro conseguir baixá-lo ou locá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:20 AM

    Permita-me discordar que a participação do Charlton Helston no Planeta dos Macacos foi o que abriu espaço para a ficção científica se tornar um estilo vi'avel para superproduções.

    Na verdade o filme é contemporâneo da primeira superprodução de ficção científica: 2001 - Uma odisséia no espaço. Os dois filmes foram lançados no primeiro semestre de 68, e o 2001 teve um custo de 10,5 milhões, o que para época não era pouco. O próprio Planeta dos Macacos dificilmente seria considerado um filme de baixo orçamento (quase 6 milhões).

    E comparando o sucesso tanto de público (21 milhões de bilheteria apenas na estréia) como de crítica, 2001 foi, ao meu ver, o marco da época como sucesso de ficção. Não quero desmerecer o Planeta dos Macacos, mas 2001 foi o primeiro Blockbuster de sci-fi.

    Claro que isto não diminui a importância do Charton Helston e a coragem dele de embarcar um projeto de filme como o Planeta dos Macacos, um filme bem ousado para época.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...