EFEMÉRIDES DO CALANGO

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02 março, 2008

[curiosidade] Katana - a lâmina perfeita

Vi um post no HD Virtual com esse título e como não estava bem caracterizada a fonte, embora parecessem informações confiáveis, resolvi correr atrás e dar uma melhorada nas referências trazidas por aquele blog parceiro da Toca do Calango.
Pois bem, um dos maiores - se não o maior - mestres armeiros do Japão feudal foi Massamune. Guardem essa informação, pois é importante para prosseguirmos com as explicações de como era a forja de uma Katana - uma das espadas samurais (talvez a mais famosa!).

DIFERENTES LÂMINAS

TACHI - Espada de cavaleiro (72 cm aproximadamente)

KATANA - Espada simples (68 cm aproximadamente)

WAKISASHI
- Adaga (56 cm aproximadamente)

TANTÔ
- Faca (30 cm aproximadamente)

A Katana é usada com ambas as mãos para que, pela maneira que suas caracteríticas principais de corte de navalha e resistência ao impacto dada por sua envergadura, possa ter um efeito devastador no corpo humano. Por exemplo, se uma espada pegar no centro da cabeça de uma pessoa, pode chegar até o meio do seu peito com muita facilidade ou simplesmente cortar um tronco humano ao meio, ou, ainda, dada sua resistência, abrir um capacete de aço ao meio.

A Tachi por sua vez usada por cavaleiros, é usada apenas cm uma mão com o cavalo em movimento. Normalmente o guerreiro Samurai carrega duas espadas uma para uso em combate e a segunda para emergência, ou para corrigir seus próprios defeitos num momento de sacrifício, coisa que só era feito para lavar a honra ou não cair prisioneiro. Já houve guerreiros que usaram duas espadas, uma em cada mão (Nitoryu).



HISTÓRICO


A primeira das espadas japonesas era a Tachi, espada de curvatura longa, com ângulo de curvatura da lâmina começando no punho. O exército japonês encontrou muita dificuldade de cortar as armaduras de mongóis nos campos de batalha. As armaduras eram confeccionadas com camadas de couro muito resistentes e tratadas (curtidas) de forma que possuíam uma resistência superior a da madeira.
Algumas armaduras mongóis possuíam mais de 1000 camadas e formavam uma armadura de muita qualidade.
Isso fez que a curvatura da espada mudasse para o meio da lâmina, aumentando o ponto de impacto e ângulo de corte. Aprimorar a qualidade da fundição do aço. Foi primordial para que as diferenças de têmpera, associadas à inclusão do carbono, produzissem lâminas mais resistentes.

MÉTODO DE PRODUÇÃO

A produção das espadas Samurais começa sempre da mesma forma, criada antes da era de Massamune.
O método de fundição do aço mudou muito pouco. O Mestre caminhava até um rio com seus discípulos e pegava uma areia chamada SATETSO, produto da erosão do minério de ferro e encontrada nos leitos dos rios.
A fundição começava na produção de uma estrutura de barro retangular ou oval chamada TATARA. A cada ciclo de fundição, que demorava de 5 à 08 dias (dependendo da quantidade de aço produzido ) uma TATARA era utilizada.
Sempre que era necessário o fogo na fundição da Katana, o mesmo era criado de uma maneira quase mágica: golpeando-se um espeto de metal até que sua ponta ficasse incandescente. Nesse momento o mestre pegava papel de arroz que tocava no metal e acendia a TATARA.
Após 72 horas o carvalho, o carvão de pinho e alguns tipos de palhas naturais eram adicionados ao SATETSO. A 1500 graus o carvão se combina ao ferro e ao carbono e nascia o aço chamado TAMARRAGAM. No quinto dia 21 toneladas de ferro dariam origem a 1 tonelada de Aço. O bloco era partido em várias partes, ainda cheias de impurezas.
O segredo de Massamune foi usar essas impurezas a seu favor. Depois de escolher uma parte que daria origem à lâmina da Katana, uma nova fundição era iniciada. Um aprendiz seguindo as especificações, golpeava o aço, tornando a distribuição de carbono mais homogênea.
Depois de formada, a primeira chapa de aço era quebrada em vários pedaços que eram arrumados e empilhados em papel de arroz como num quebra cabeça.Cada pedaço possuía características singulares, que só o mestre mais experiente sabia identificar. O segredo de Massamune foi usar essas impurezas na proporção exata (distribuição de carbono) a seu favor.
Depois de empilhados corretamente era derramada argila liquida sobre os metais: essa argila não permitia que o aço queimasse.
O Aço então seria dobrado 6 vezes em uma direção e 6 vezes na direção oposta, criando uma serie de camadas que davam resistência máxima ao aço. Após 10 dobras tínhamos 1000 camadas.
Algumas espadas levavam anos para terem suas lâminas concluídas. Existem espadas japonesas com 500.000 camadas. Alguns projetos de armeiros levavam anos para ficarem prontos.
Uma espada deixada a um filho como último trabalho de uma vida, ou uma encomenda de um Shogun poderia levar mais de 3 anos até sua conclusão.
Quando uma espada tinha, no meio do processo de produção, uma dobra em direção errada, todo o bloco era descartado e começava-se tudo de novo.

HAMON

Uma das principais características da espada Samurai é o desenho da têmpera da lâmina denominada Hamon. O que produz esse desenho na lâmina é a diferença do Aço nas camadas principais. Embora de grande beleza,Mamassamune, quando criou o Hamon, tinha como objetivo tornar prática A restauração de espadas com desgaste de batalha, serrilhado de combate, dentesde quebra, oxidações etc.
O Hamom permitia a Massamune não deixar visível a correção da lâmina.
Quando a lâmina toma sua primeira forma ainda sem curvatura o mestre desenha seu fio com argila líquida e pó de carvão misturado, usando pincéis de bambu. A argila fará que os desenhos marquem o aço com ondas, nuvens, as pétalas de um crisântemo e grafias próprias. Nesse momento o Mestre se torna um artista e deixa a sua marca. Quando a espada volta ao fogo uma das etapas mais difíceis e que requer maior conhecimento irá acontecer. Uma tina com 200x100x100cm é enchida com água. A temperatura da água é escolhida de acordo com o mês do ano, temperatura ambiente e umidade relativa do ar.
A lâmina é segura e é mergulhada em ângulo certo na água. Nesse momento, as diferentes camadas esfriam em tempos diferentes fazendo a curvatura da lâmina. Em 3 segundos uma lâmina poderá nascer ou morrer se acontecer um pequeno erro.
Então o Mestre armeiro mandava sua espada para o polimento. O processo de polimento era feito por outro mestre, que levava 10 dias até a entrega da espada. Eram usados pelo mestre polidor 50 tipos de pedras diferentes, cada uma menos abrasiva do que a outra. A última pedra era usada com dois dedos e era fina como papel. Era que lá fazia aparecer o Hamon!
Depois que a espada retornava ao Mestre Armeiro ele podia analisar os erros e acertos de sua obra.

VALOR DE UMA ARTE

As espadas forjadas pelos mestres armeiros japoneses tem seu valor entre 30.000 e 250.000 dólares. As espadas históricas de Mestres como Massamune ou Samurais como Musashi podem alcançar valores superiores à 1.000.000,00 de dólares.
Assim como a Monalisa de Leonardo Da Vinci, o violino Stradvárius, os guerreiros de Chian ou uma estátua de Michelangelo, olhamos para a Katana produzida por Massamune e estamos na frente de outra obra de arte, o que prova que a vontade e talento do homem não tem limites.

O texto acima é um compilação de artigo apresentado em FACERJ AIKIDO com informações extraídas de Grupo Jishin

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