EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

31 dezembro, 2007

[desejo] Feliz ano novo para todos!!!

Fiquei bastante tempo pensando no que postar para desejar feliz ano de 2008 a todos, pois não queria fazer uma coisa simplista demais. Queria que fosse um post mais elaborado em agradecimento às quase 50 mil visitas neste primeiro ano de blog.

Então, decidi desejar feliz ano novo a todos através da figura do Tsuru.

O grou, ou tsuru como os japoneses o chamam, é uma ave pernalta que freqüenta as lagoas ao norte da ilha de Hokkaido, no Japão.


A figura do Tsuru é uma das mais populares e belas dentro do Origami. Surgiu há seculos e ainda hoje é bastante admirada pelo seu valor simbólico. Representa a Paz,a Saúde, a Longevidade e a Fortuna, motivo pelo qual é bastante utilizada em comemorações festivas, fazendo-se presente nos enfeites e embalagens.


É dito em uma lenda, que eles vivem durante mil anos. Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru, passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida longa. Eles são um símbolo de mocidade eterna e felicidade ao longo da Ásia.


Diz -se que ao dobrarmos mil "tsuru",os nossos desejos serão realizados, ou ainda que ao oferecê-los a uma pessoa doente, estaremos transmitindo-lhe o nosso desejo para o seu pronto restabelecimento.


Certo é que ao dobrarmos cada figura, nela são depositadas a nossa fé, esperança, carinho e energia, formando uma espécie de corrente com vibrações positivas.
A crença nos poderes do tsuru é tão grande que os adolescentes japoneses fazem mil dobraduras para passar no vestibular.

O Monumento da Paz das Crianças, no
Parque da Paz em Hiroshima, nasceu graças ao tsuru: uma das crianças afetadas pelos efeitos da bomba atômica, Sadako Sassaki [1945-1955] dobrou 964 tsurus pedindo pela Paz Mundial. Seus amigos completaram com mais 36, a tempo para o enterro de Sadako. A idéia se espalhou e todos os estudantes das escolas do Japão e de outros nove países conseguiram juntar fundos para a construção do monumento [inaugurado em 05/05/58]. Todos os anos, no dia seis de agosto [Dia da Paz], o Monumento recebe milheiros de tsurus de papel vindos do mundo inteiro -- no ano passado uma escola de línguas em Novo Hamburgo/RS enviou mil dobraduras em verde e amarelo para Hiroshima.

Dobrar um tsuru é bem simples. A cada tsuru dobrado repete-se o pedido; depois de ter mil origamis prontos prende-se um ao outro com barbante numa espécie de móbile. Além de vestibular e cura de doenças, o tsuru também é usado em ocasiões festivas [casamentos, nascimentos, datas cívicas, etc] já que simboliza saúde, prosperidade e longevidade.


Para os origamistas tradicionais, a figura do tsuru é a mais perfeita possível, pois sua base - a base do pássaro, serve para a criação de um sem número de outras figuras.


Se você ainda não sabe dobrar o tsuru, deixo aqui uma figura com o seu diagrama:

E, para ficar mais fácil ainda, um vídeo explicativo:

Por fim, desejo mil tsurus a todos!

Um ano de 2008 repleto de conquistas!!!

_____________


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!