Tony DeZuniga, quadrinista conhecido pelo seu trabalho na DC Comics com Jonah Hex, não resistiu ao quadro de saúde que apresentava nas últimas semanas e faleceu na madrugada de hoje, dia 11 de maio de 2012, aos 71 anos.
Em abril, DeZuniga, sofreu um AVC, que levou a uma série de complicações neurológicas e coronárias. O artista ainda recebeu ajuda direta de Neal Adams que criou uma campanha para cobrir os gastos médicos com o tratamento médico de DeZuniga, que não possuia plano de saúde. Infelizmente os esforços de Adams não foram suficientes para a recuperação do quadrinista.
O artista começou sua carreira em seu país natal mas se transferiu para os Estados Unidos onde mesmo enfrentando a resistência a artistas estrangeiros se estabeleceu trabalhando para Marvel e DC ao lado de nomes como Joe Orlando e Carmine Infantino.
DeZuniga trabalhou na Marvel desenhando personagens como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, X-Men, arte-finalizou a arte do John Buscema no Conan. Na DC Comics, co-criou Jonah Hex e desenhou mais uma série de personagens da editora.
Quem tem mais de trinta, lembrará com certeza de seus trabalhos em A Espada Selvagem de Conan.
Fontes: Chamando superamigos e Vortex cultural
Eis algumas amostras de seu trabalho: