EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

21 dezembro, 2011

[para matar a curiosidade] Você sabia que Lucky Luke deixou de fumar após quase quarenta anos?

Lucky Luke é o mais célebre caubói que já nasceu em uma paródia de faroeste. Era o caubói que atirava mais rápido que sua própria sombra.




É um personagem belga surgido em 1946 pela imaginação de Maurice de Bévère (1 de dezembro de 1923 — 16 de julho de 2001), mais conhecido como Morris. Esse pseudônimo refere-se à pronúncia do seu primeiro nome.




Mas é importante observar que os roteiros iniciais eram de René Goscinny (1926-1977), famoso criador de Asterix, que após sua morte foi substituído por vários roteiristas nos álbuns seguintes de Lucky Luke.

Lucky Luke caracterizou-se por ter sempre ao canto da boca um cigarro, como é comum no esterótipo vigente de caubói. E esse cigarro o acompanhou por quase quatro décadas até que, em 1983, surgiu no álbum Fingers com uma palhinha na boca, a pedido dos editores dos EUA.




O interessante é que, embora Morris tenha trocado o cigarro por razões comercias, para poder entrar no mercado americano, Lucky Luke passou a ser um símbolo que venceu o vício do tabaco no mundo dos quadrinhos. Por conta disso, Morris acabou por receber em 7 de Abril de 1988, em Genebra, uma medalha da Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Jornada Mundial sem Tabaco.




Fontes: 

6 comentários:

  1. O que mais me impressiona é que para o americano é mais anti-ético demonstrar o tabagismo do que a manipulação de armas de fogo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:21 PM

    Luiz disse a pura verdade.

    Mas Lucku Luke me lembra apenas o meu adorado TERENCE HILL. Onde não foi mencionado. Poderia estar mais completo a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:22 PM

    Affe, erro de digitação... LuckY*

    ResponderExcluir
  4. É um absurdo mesmo, Luiz. Mas isso mostra bem que sociedade neurótica eles têm.

    ResponderExcluir
  5. Fastlove, também adoro Terence Hill e assisti sim a sua versão de Lucky Luke, mas não o citei porque estava focado na questão do tabagismo. Num post mais completo sobre o personagem, com certeza citaria o eterno Trinity.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha curtido seu post quando buscava imagem do LUKE para fazer a brincadeira homenagem ao Caubói muito legal a forma que você abordou o assunto considero valida todas as campanhas antitabagista só não concordo quando mutilam um trabalho esquecendo todo um contexto histórico só para sastifazer o Politicamente correto!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!