EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

28 junho, 2017

O Guarany, de José de Alencar, pelo quadrinista Francisco Acquarone (1937)

Francisco Acquarone (1898 / 1954) foi um historiador, pintor, desenhista, caricaturista, ilustrador, professor, crítico, escritor e jornalista brasileiro, segundo sua minibiografia no sítio
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa713/francisco-acquarone. Eu me pergunto porque não colocam ali também o título de quadrinista. Além da transposição de O Guarany, de José de Alencar, que segue para download neste post, o portal Guia dos Quadrinhos cita ser dele a quadrinização de Os primeiros homens na lua, de H. G. Wells, bem como ter uma criação própria - João Timbyra em redor do Brasil ("maravilhosas aventuras de um "mocinho" brasileiro através de nossa terra", como dizia o anúncio da época). Isso sem contar algumas outras HQs publicadas em O Globo Juvenil.

Pois bem, feitas as apresentações queria trazer a vocês uma preciosidade recém-publicada pelo Senado Federal e que pode ser adquirida impressa, ao valor de apenas R$ 10,00 ou baixada gratuitamente. O link que disponibilizo aqui é de lá.

Trata-se de um clássico da literatura brasileira que praticamente todo mundo já leu no colégio e que foi quadrinizado em 1937 pelo artista Francisco Acquarone. Trata-se de um fac-símile do material original, com alguns desenhos não tão nítidos em razão do material original do qual foi digitalizado. Mas nada que prejudique a leitura. Eu acho que o Senado poderia ter feito um trabalho de novo letreiramento e ajustes das imagens, sem interferir no arte original, é claro. Mas o importante mesmo foi o resgate histórico. Ver que o Brasil já teve quadrinistas com arte assemelhada aos grandes dos EUA já é compensador.

Para aproveitar, basta clicar na capa para baixar o PDF que, apesar de suas 120 páginas, tem leitura rápida e fluida. Mesmo quem nunca leu O Guarany, vai gostar. Eu garanto!
​PDF | 37,2 Mb | Senado Federal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!