O homem normal não sabe que tudo é possível. (Philip K. Dick)

EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

Não quer sair da Toca do Calango nem na hora de cozinhar, hein?Não quer sair da Toca do Calango nem na hora de cozinhar, hein?

28 junho, 2017

O Guarany, de José de Alencar, pelo quadrinista Francisco Acquarone (1937)

Francisco Acquarone (1898 / 1954) foi um historiador, pintor, desenhista, caricaturista, ilustrador, professor, crítico, escritor e jornalista brasileiro, segundo sua minibiografia no sítio
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa713/francisco-acquarone. Eu me pergunto porque não colocam ali também o título de quadrinista. Além da transposição de O Guarany, de José de Alencar, que segue para download neste post, o portal Guia dos Quadrinhos cita ser dele a quadrinização de Os primeiros homens na lua, de H. G. Wells, bem como ter uma criação própria - João Timbyra em redor do Brasil ("maravilhosas aventuras de um "mocinho" brasileiro através de nossa terra", como dizia o anúncio da época). Isso sem contar algumas outras HQs publicadas em O Globo Juvenil.

Pois bem, feitas as apresentações queria trazer a vocês uma preciosidade recém-publicada pelo Senado Federal e que pode ser adquirida impressa, ao valor de apenas R$ 10,00 ou baixada gratuitamente. O link que disponibilizo aqui é de lá.

Trata-se de um clássico da literatura brasileira que praticamente todo mundo já leu no colégio e que foi quadrinizado em 1937 pelo artista Francisco Acquarone. Trata-se de um fac-símile do material original, com alguns desenhos não tão nítidos em razão do material original do qual foi digitalizado. Mas nada que prejudique a leitura. Eu acho que o Senado poderia ter feito um trabalho de novo letreiramento e ajustes das imagens, sem interferir no arte original, é claro. Mas o importante mesmo foi o resgate histórico. Ver que o Brasil já teve quadrinistas com arte assemelhada aos grandes dos EUA já é compensador.

Para aproveitar, basta clicar na capa para baixar o PDF que, apesar de suas 120 páginas, tem leitura rápida e fluida. Mesmo quem nunca leu O Guarany, vai gostar. Eu garanto!
​PDF | 37,2 Mb | Senado Federal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...