EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

19 setembro, 2011

[para matar a curiosidade] Afinal, qual é a origem do Valentine's Day, o Dia dos Namorados do hemisfério norte?

O Dia dos Namorados em muitos países é comemorado em 14 de fevereiro porque seria o Dia de São Valentim, um suposto mártir cujo aniversário a Igreja Católica deixou de celebrar a partir de 1969 por duvidar de sua identidade - e até de sua existência.


Para piorar, o nome Valentim corresponde a pelo menos três mártires históricos: dois bispos sepultados em diferentes locais da Via Flamínia, em Roma, e um terceiro que teria sido torturado e morto na África, todos eles lembrados em 14 de fevereiro.

Os autores da Enciclopédia Católica afirmam que os dados que chegaram até os dias atuais sobre esses três supostos mártires "carecem de valor histórico" por serem escassos, insuficientemente fundamentados e de data muito posterior à época em que se supõe que tenham vivido.

Ao longo dos séculos, esses três Valentins foram se unificando na memória popular, dando lugar assim a um personagem, uma história e uma tradição que não pararam de se enriquecer ao longo dos séculos - até se tornar uma lenda sobre alguém que de fato nunca existiu.

Entre as muitas lendas que surgiram ao longo dos séculos, destaca-se uma segundo a qual Valentim teria sido um sacerdote cristão detido e torturado até a morte em 270 d.C. por ordem do imperador romano Claudius II.



O imperador Claudius II, durante seu governo , proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade.

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Essa carta deu origem à tradição das cartas que em muitos países os namorados trocam em 14 de fevereiro, data em que Valentim foi decapitado em 270 d.C.



Mas como se sabe, a Igreja Católica sempre adorou se apropriar de costumes e lendas mesmo não cristãos para seu bom proveito. Dessa forma, também há certa conexão entre a data da morte deste personagem fantástico e ritos pré-cristãos.

A comemoração se vincularia às festas lupercais do Império Romano, rituais pagãos em homenagem a Fauno Luperco (referente a "lupus", lobo, ou Pan para os gregos). Essa entidade "protegia" os pastores e os rebanhos. As festas eram celebradas no dia 15 de fevereiro de cada ano, cinco semanas antes do início da primavera.

Por volta do fim do século 5 d.C., o papa Gelasio I acolheu as lendas sobre São Valentim e instituiu sua celebração em 14 de fevereiro, com a finalidade de apropriar para a Igreja a tradição das festas lupercais, que foram extintas.

No decreto papal se explicava que São Valentim era um daqueles "cujos nomes são venerados pelos homens, mas cujos atos só Deus conhece", admitindo assim a absoluta carência de dados verossímeis sobre o assunto.



Mas afinal, o dia dos namorados é 14 de fevereiro ou 12 de junho, como se vê no Brasil?

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

A data brasileira provavelmente surgiu no comércio paulista, inspirada na comemoração do hemisfério norte. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. Nada tão romântico como a comemoração do Valentine's Day.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!