EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

01 agosto, 2011

[para saber] Capitão América - O primeiro Vingador é o melhor filme do Projeto Vingadores

Assisti Capitão América sexta-feira (29) e sai do cinema muito satisfeito. Como já anunciei no título, é o melhor filme do Projeto Vingadores [Homem de Ferro e Incrível Hulk (2008); Homem de Ferro 2 (2010); Thor e  Capitão América (2011)]. Todos foram muito bons, mas o Capitão superou todos e foi a pedida certa para culminar no filme dos Vingadores.


É óbvio que heróis de quadrinhos não podem ser surgir em filmes de maneira absoluta, sem adaptações. São mídias distintas. Nem tudo que funciona bem em quadrinhos vai valer em animação ou filmes. Exemplo clássico é o uniforme dos X-Men. A mudança dos uniformes colados e coloridos por vestimentas de couro ficou muito mais aceitável.

Dito isto, acho que o Projeto Vingadores conseguiu algo muito bom: fundiu elementos do universo tradicional da Marvel (mais simplista) com características do universo Ultimate (mais adulto e realista), em doses equilibradas que criaram um universo próprio e factível para o cinema.

Assim, temos um Capitão América gentil como nos quadrinhos tradicionais, mas também capaz de usar armas letais como na linha Ultimate. Temos um Caveira Vermelha com origem distinta dos quadrinhos antigos, mas coerente com suas condições físicas atuais. Uniformes da Hidra que lembram os quadrinhos, mas muito melhores. Um Bucky Barnes que realmente pode ser parceiro de guerra do Capitão. E, isso é sensacional, Howard Stark mostrando bem a quem Tony Stark puxou - megalomaníaco, genial e, a seu modo, heróico.

Além disso, a estrutura narrativa é muito bem delineada, sem aquele problema temporal que vimos em Thor, que passa de deus fanfarrão a humilde servo de Odin e protetor dos humanos em menos de três cafés da manhã. Homenagens não faltam,  desde o escudo triangular, passando pelo Comando Selvagem (com Dum Dum Dugan em caracterização perfeita e Nick Fury jovem), uniforme tradicional do Capitão, Tocha Humana original, além da sempre esperada aparição de Stan Lee (cada vez com falas mais inspiradas). Ah, e o escudo usado como para-brisa lembrando até mesmo o filme (horrível) para TV, de 1978.   

Por último, como Hipólita (Garota dos Quadrinhos) falou, Chris Evans é outro na pele do Capitão. Realmente dá para esquecer que é o mesmo ator que interpretou o Tocha Humana. E, ainda, não há o apelo ultra-americano que se poderia esperar em um filme do bandeiroso. Não é um filme sobre o espírito da América, mas sobre querer ser herói.

Nota final do Calango: 10,0 com louvor!


O que vocês acharam? Opinem nos comentários (calanguices)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!