Mickey nasceu em 18 de Novembro de 1928 na animação Plane Crazy e a sua dublagem era feita pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Evoluiu de uma simples personagem de cartoon e tiras cómicas para uma das personagens mais conhecidas do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e, desde 1983, passou para Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald.
Incialmente batizado de Mortimer, a personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian , esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para a personagem.
Nas histórias em quadrinhos atuais, o seu melhor amigo são Pluto e Pateta, além de sua namorada Minnie. Há uma linha de histórias em que aparece o personagem Esquálidus, criado por Floyd Gottfredson. Em certas histórias, Mickey costumava andar com o Pato Donald (segundo a tradução brasileira, ambos moram na mesma cidade, Patópolis), mas os universos dos dois são separados.
Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay (uma espécie de braço adolescente da Maçonaria), da qual era membro. Em outras linhas de histórias, são abordados variadíssimos temas; numa delas, Mickey é um detetive, e veste casaco e todo o traje costumeiro. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça e, noutro tema, também enfrenta o Mancha Negra.
Parabéns, Mickey! (Mas eu prefiro o Pato Donald!)
Fonte: Wikipédia