EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

05 março, 2008

[quadrinhos] Carnaval de quadrinhos das quartas #11 - Coadjuvantes

Depois de uma pequena ausência no CCQ #10, a Toca do Calango retorna nesta edição #11, hospedada pelo Não diga nada!. Hoje falarei sobre um grande personagem do segundo escalão do universo Marvel: o Falcão.

Falcão é um personagem do Universo Marvel, criado por Stan Lee e Gene Colan. Sua primeira aparição foi em Captain America Vol. 1, #117 (1969). Apesar de estar sempre disposto a trabalhar em dupla com Capitão América, Falcão participou do grupo de super-heróis chamado Os Vingadores.
Falcão é o primeiro super-herói afro-americano da Marvel. O primeiro herói negro dessa Editora foi Pantera Negra, um nativo africano. Falcão apareceu três anos antes de Luke Cage, estrela afro-americana da Marvel.
O sobrinho falecido de Falcão era Jim Wilsom, amigo de Hulk, um dos primeiros personagens abertamente HIV-positivo dos quadrinhos.

História
Sam Thomas Wilson teve uma infância difícil no Harlem. Seu pai, um ministro, foi morto tentando separar uma briga. Sam tentou ao máximo fazer a coisa certa, mas quando sua mãe foi morta por um assaltante dois anos depois, a raiva e indignação o consumiram. Dominado por seu pesar, Sam envolveu-se com a máfia e tornou-se um criminoso - "Snap" Wilson do Harlem em Nova York.
Após uma missão para a máfia no Rio de Janeiro, o avião de Sam caiu em uma remota ilha caribenha onde o Caveira Vermelha e os Exilados estavam escondidos. O Caveira tentou manipular Wilson, levando o Capitão América a torná-lo seu parceiro para que depois Sam pudesse traí-lo. O vilão usou o cubo cósmico em Sam e lhe conferiu a habilidade se comunicar telepaticamente com as aves, em especial com Asa Vermelha, sua própria ave de rapina. contudo, Sam rebelou-se eajudou o Capitão a derrotar o Caveira. Reconhecendo o potencial de Falcão, o Capitão acolheu-o como aprendiz e parceiro.
Ao voltar para Nova York, Sam virou um dos maiores defensores do Harlem e freqüentemente lutava contra o crime ao lado do Capitão América. Em sua identidade civil, Sam era um agente social e lutava em defesa de seu bairro com ou sem seu uniforme.
Durante algum tempo, Wilson foi apenas um atleta que se balançava pelos telhados, mas em um encontro com o Pantera Negra, Sam ganhou do líder wakandano asas mecânicas que realmente lhe permitiam voar. Essas asas foram destruídas, mas seu amigo lhe forneceu outras, mais modernas, que podem ser configuradas em diversas formas diferentes.
Falcão deixou de ser parceiro do Capitão América quando foi nomeado o líder dos super-agentes de S.H.I.E.L.D.
Mais tarde, como um dos poucos super-heróis negros ativos, foi recrutado para juntar-se aos Vingadores por Henry Peter Gyrich para satisfazer a cota racial. Ressentido por ser usado como um símbolo, parou na primeira oportunidade, voltando a trabalhar como agente social. No entanto, Sam já ajudou os Vingadores em mais de uma ocasião como membro reserva.
Quando os Vingadores ligaram-se à ONU, a mansão dos Vingadores foi declarada uma embaixada e Henry Peter Gyrich, que havia tido uma difícil relação com os Vingadores no passado, voltou à cena sendo nomeado embaixador e contato dos Vingadores na ONU. Desconfiado, o Falcão pediu para tornar-se membro ativo dos Vingadores, o que lhe permitiria vigiar Gyrich de perto. Eventualmente, os dois acabaram criando uma relação de respeito mútuo.
Nesta década de 2000, num momento de insanidade, a Feiticeira Escarlate desestabiliza a mente de Falcão, revertendo-o a sua personalidade "Snap". Posteriormente, quando voltou a trabalhar com o Capitão América, o relacionamento mostrou-se desgastado e ambos acabaram brigando. Na tentativa de um inimigo disparar em Falcão, quem foi ferido foi o Capitão. Depois de se recuperar, o Capitão foi procurar pelo agora desaparecido Falcão. Após ser mencionado que o Falcão tinha sido assassinado, Capitão América encontra o traje de Falcão abandonado em um campo. Com nada que explique seu desaparecimento, foi visto a caminho de Genosha. E reaparece em Civil War. Coisas da "Casa das Idéias".

Ficha
  • Nome: Falcão
  • Nome verdadeiro: Samuel Thomas Wilson
  • Outros codinomes: Nenhum
  • Identidade: Pública
  • Grupo de que participa atualmente: Nenhum
  • Poderes: É capaz de se comunicar mentalmente com qualquer ave e pode receber imagens daquilo que as aves estiverem vendo. Foi treinado na ginástica e no combate mão-à-mão pelo Capitão América.
  • Arma: Asas de luz sólida que lhe permitem voar e manobrar com extrema agilidade.

Curiosidades
  • Como visto, o Falcão surgiu em Captain America #117 (set/1969), mas fez tanto sucesso que, a partir do #134, o título passou a chamar-se Captain America and Falcon, situação que perdurou até junho de 1978.
  • O forte desejo de ver as pessoas ajudando umas as outras, faz de Falcão se ver mais como um ajudante que um ícone. Armado de forte senso de comunidade, mantém-se sempre perto de seu bairro, o Harlem. Lá, ele pode viver tanto como herói, como ser um modelo de conduta. O Falcão devota todo seu tempo como um homem comum quanto um herói em atos de assistencialismo, concentrando sempre seus esforços em deixar uma marca no mundo.
  • Seu falcão Asa Vermelha foi comprado na famosa viagem ao Brasil.
  • E por falar nessa viagem, esse fato, mais o nome e o primeiro uniforme que adotou, nas cores dourado e verde, sugeriram especulações entre os leitores do país de que o personagem foi criado com a intenção de ser um super-herói Marvel brasileiro. Tal hipótese não é tão absurda, pois como se sabe nos anos 60 houve uma grande campanha publicitária para lançar os super-heróis Marvel no Brasil. Talvez Stan Lee, como o grande vendedor que é tenha em algum momento resolvido ajudar a campanha e criar um super-herói dessa nacionalidade. Seja como for, a medida que o Falcão se torna um personagem recorrente, a idéia, se houve, foi abandonada. Wilson mudou seu uniforme para vermelho e branco, e se tornou um protetor do Harlem sem mais nem menos, a não ser o fato de ser negro.

Comentários do Calango:
  • Há de observar que Falcão, como outros heróis afro-americanos da Marvel, teve sua vocação voltada desde sempre para o segundo escalão. Me parece que a época em que foi criado e a própria cultura estadunidense impossibilitaram sua evolução. O mesmo ocorreu com Luke Cage. Ótimos personagens fadados a serem "parceiros" de heróis brancos, além de terem seus limites de atuação bem ligados a guetos dos EUA. Tal fato não foi visto, por exemplo, na DC quando da criação do Lanterna Verde John Stewart.
  • A versão ultimate do Falcão na trilogia Pesadelo Supremo / Segredo Supremo / Extinção Suprema, de Warren Ellis, é talvez a mais sensacional encarnação do herói. Ali, Sam Wilson é um cientista a serviço da Shield e sabe muito bem quando ser técnico e quando ser herói. O cara simplesmente arrasa naquela versão.


Fontes:

Outros posts participantes:

4 comentários:

  1. Anônimo6:50 AM

    Curti pra caramba o seu post. O Falcão sempre foi um personagem muito interessante. Ele apareceu na fase do Ed Brubaker do Capitão America (que infelismente não li, mas que tenho vontade de ler?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:59 PM

    Personagem que eu "praticamente" nem conhecia... Agora sei alguma coisa... Ficou legal...

    ResponderExcluir
  3. É nessas coisas que percebemos o preconceito racial inserido na cultura estadunidense. Embora eu conheça o Falcão há muito tempo,não sabia desta historia dele ter uma "possivel" origem brasileira.

    ResponderExcluir
  4. O Falcão teve uma participação importante na Guerra Civil marvel. Talvez pelo fato de ser negro e do segundo escalão, a Marvel tenha dado bastante destaque a ele nessa saga. A participação de Cage, que também é negro, já era esperada, visto que apesar de não ser um dos tops da marvel, ele sempre tem papéis importantes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!