EFEMÉRIDES DO CALANGO

Já viu esse aqui?

16 janeiro, 2008

[quadrinhos] Carnaval de quadrinhos das quartas - Em algum lugar dos quadrinhos...

Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...

Este é o prólogo de todas as edições dos livros de Asterix, o gaulês. E sua aldeia é o lugar dos quadrinhos sobre o qual falaremos hoje.

O personagem reside, com seus amigos, em uma pequena aldeia na Armórica ao norte da antiga Gália, resistindo ao domínio romano.

Para enfrentar as legiões, contam com a ajuda de uma poção mágica, que lhes dá força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão com a poção quando ainda era bebê, e por isso adquiriu permanentemente a superforça.


Embora não haja conhecimento de um mapa da aldeia, podemos concluir várias características dela a partir dos álbuns. Vamos ao nosso pequeno "estudo" quadrinhológico!

A aldeia parece que foi montada em torno da praça central. O que é muito apropriado, uma vez que após cada uma das aventuras de nossos heróis, Asterix e Obelix, esse é o local de reunião de todos para um grande banquete, regado a muito vinho e farto em javalis.

Dentre as atividades econômicas da aldeia destacam-se:

· O comércio de peixes na loja de Ordenalfabetix (afinal, a aldeia fica à beira mar!);

· A forja de armas e outros utensílios de metal na ferraria de Automatix;

· A confecção de menires na pedraria de Obelix;

· O extrativismo de frutas e outros vegetais, bem como a caça de javalis, mas matas que circundam a vila;

· O comércio com os fenícios.

De onde conclui-se que, embora o modo de vida na aldeia seja bastante simples, sugerindo um comunismo incipiente, sua economia é essencialmente capitalista.

E, como toda cidade européia "moderna", tem índices de criminalidade e violência baixíssimos. Eventuais lutas com romanos dos acampamentos próximos ou entre eles próprios (os gauleses) são consideradas um tipo de esporte. Dois dos ídolos locais dessas lutas são Ordenalfabetix e Automatix, cujas armas preferidas são um grande peixe e um martelo, respectivamente.

A educação é valorizada na aldeia, com métodos didáticos modernos, como aulas ao ar livre e lições de matemática com algarismos romanos. Os professores são o druida Panoramix e algumas senhoras da aldeia.

Algumas considerações também podem ser feitas sobre a arte na aldeia. A música, é bem verdade, não é o forte da aldeia. Seu principal expoente, Chatotorix, via de regra não consegue apresentar-se por mais de dois segundos. Ou chove ou é atacado. Mas a arquitetura chega a ser arrojada, com casas suspensas!

É uma cidade globalizada! Já recebeu visitas de hispânicos, egípcios, celtas, hindus e outros. E já manteve relações com quase todo o mundo conhecido e desconhecido (Asterix já esteve na América!). Além, é claro, de sua estreita relação com Roma (o próprio César já esteve na aldeia).

Em termos políticos, é uma vila conservadora. Há anos mantém o mesmo líder: Abracurcix, irmão do grande herói gaulês Vercingetórix. Embora não haja como falar que seja um ditador, não se tem notícia de eventuais eleições. Desse comandante político só cabem histórias valorosas. A única coisa que lhe preocupa, assim como a boa parte dos irredutíveis gauleses, é que o céu lhe caia sobre sua cabeça!

Em relação à população animal da aldeia, podemos destacar as galinhas que transitam livremente pelas ruas sob o comando do galo Cococorix e o estimado Ideafix, pertencente ao nosso amigo Obelix.

Quanto à estrutura etária da aldeia, temos boa parte da população ali pela casa dos 30-40 anos. Existem muitas crianças e pelo menos um idoso que se destaca: Veteranix!

E não menos importância pode ser dada às mulheres da aldeia, pois, à exceção dos solteirões Asterix e Obelix, todos os outros homens da aldeia têm suas caras metades.


Essa é a edição #04 do Carnaval dos Quadrinhos nas Quartas. Desta vez, o evento está sediado no Quadrideko.
Para os outros artigos dessa edição, veja:
Cibertron : Genosha, a Ilha Mutante
O Busilis :
Sin City
Zine Acesso : Asgard
Blog do Hiroshi : Gotham City
Reviews de Histórias em Quadrinhos : Stamford
Rabisco : Terra Selvagem

11 comentários:

  1. Anônimo6:59 PM

    Bacana. Ficou legal. É legal ver essa variedade de temas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Postado! Aí vai o link http://reviewsquadrinhos.blogspot.com/2008/01/em-algum-lugar-dos-quadrinhos-stamford.html

    ResponderExcluir
  3. Faltou falar daquela que o Obelix é apaixonado... esqueci completamente o nome!!! (acho que to ficando velho)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca li Asterix, nem o joguinho dele pra mega (ou seria master?) eu joguei. Os quadrinhos dele foram publicados no Brasil? Ótimo post!

    ResponderExcluir
  5. Caramba !

    Muito legal, você falar do Asterix. Sempre gostei muito deste personagem, mas faz muito tempo que não leio nada dele. Sua descrição da aldeia ficou excelente.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos elogios! Confesso que fiquei apreensivo em mandar esse artigo para o CQQ #4, pois achei que poderia parecer meio deslocado, dentre tantos lugares menos humorísticos.
    Mas, diante das reações, vejo que faço parte de uma rede social de quadrinhos que tem gosto bastante eclético em que posso me sentir à vontade.

    ResponderExcluir
  7. Li as outras la no Quadrideko. De longe a sua está melhor escrita e melhor exemplificada pelas fotos! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado! Não quer participar tb?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6:56 PM

    Boa lembrança a aldeia dos irredutíveis gauleses! Senti-me no meio do banquete de javalis que ocorre no fim de cada história

    ResponderExcluir
  10. E aquele javali assado com um pouco de alecrim é uma beleza!

    ResponderExcluir
  11. Essa parte o bom é o Ancião, vou pedir pra ele escrever algo. Mas espere alguma coisa ligado a Alan moore, Neil Gaiman ou algo do estilo. Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprima o post!